No dia a dia, muitas vezes nos deparamos com pessoas falando sobre comunidades, ecossistemas, ou sobre a importância de se manter conectado a uma rede, mas não é incomum que não fique tão claro sobre como exatamente eu devo fazer isso ou o que é exatamente essa comunidade.
De fato, é importante estar inserido em uma comunidade e se manter conectado a pessoas e realidades que se assemelham com a nossa, afinal, não seria muito melhor aprender sem passar por algumas dores na nossa própria empresa? Bom, quando a gente vive em comunidade e compartilha aprendizados isso é possível.
Nesse post, mostraremos então os principais conceitos ligados a comunidade de inovação, as coisas que podem nos fazer crescer e como você pode fazer parte desse mundinho.
Para começar, o que é uma comunidade de inovação?
Se buscarmos o conceito de comunidade ligado a biologia, veremos que está ligado a junção de espécies que vivem em uma área com condições específicas para aquela existência. E trazendo isso para a inovação, podemos dizer que é um conjunto de pessoas com um objetivo em comum e que vivem em um ambiente com condições próximas (alô Área 64).
Então, sejamos agora mais diretos, em uma comunidade de inovação temos pessoas, com experiências e conhecimentos diversos para compartilhar, a fim de alcançar objetivos em comum.
O ato de compartilhar é uma característica fundamental para uma comunidade, para que assim seja possível gerar novas conquistas e alçar novos voos, sendo essa uma conquista individual maravilhosa, mas fazendo também com que a comunidade cresça, ou seja, há o crescimento de todos daquela área.
Trazendo uma frase famosa que cabe bem aqui, “o todo é maior do que a simples soma das suas partes”.
E, não para por aí, uma comunidade, pertence ainda a um ecossistema, que é algo ainda maior a que pertencemos e que de certo modo também nos move, mas esse assunto fica pra outro post.
E o que compõe uma comunidade?
Uma comunidade já sabemos, não se faz sozinha, mas o que exatamente compõe uma comunidade? De maneira bem simplista, uma comunidade é feita por pessoas e para pessoas. Mas talvez falando apenas assim, não fique claro quais elementos são importantes para essa comunidade, então vou dividir em seis pilares, que são pilares do ecossistema empreendedor, bastante difundido pela ABStartups.
O Pilar Acesso a Mercado é o primeiro, é nele que observamos a importância de ter as empresas como aliadas da inovação, seja por meio de incentivo a startups, por exemplo, ou através da inovação aberta. É fundamental termos grandes corporações como aliadas da inovação e do crescimento da comunidade.
O segundo pilar é o de Ambiente Regulatório. Ter as leis ao nosso favor é algo importante não só para regular, mas como forma de incentivo ao empreendedorismo e inovação, por meio de mecanismos para financiamento ou estruturas físicas, por exemplo.
O próximo pilar é o de Talentos, se referem as pessoas que fazem a nossa comunidade, as suas habilidades e como elas podem contribuir para o crescimento da comunidade, ter profissionais de diversas áreas e que atendam a necessidade das empresas é um fator extremamente importante para o ambiente e para a valorização dos indivíduos como profissionais, e não podemos esquecer o quanto é relevante a formação das pessoas para atender as necessidades da comunidade.
Para fazer as coisas acontecerem o Pilar de Densidade é de fundamental importância é nele que observamos os eventos, como meet-ups, startup weekend e tantos outros, também estão presentes os hubs de inovação, arranjos produtivos e ações num geral que engajam e promovem a reunião de pessoas, empresas e sobretudo oportunidades.
Para fazer negócios acontecerem, um ponto importante nos leva ao próximo pilar, de Acesso à Capital. Ter acesso a investimentos, bem como pessoas e empresas dispostas a investirem na nossa área é extremamente importante para que os planejamentos tomem forma e os negócios se expandam, então esse ponto deve ser uma busca constante da comunidade.
Por último, temos o pilar de Cultura, fazer a inovação se tornar algo do cotidiano e que o compartilhamento seja parte da nossa cultura, mostrando que sozinhos não chegamos a lugar nenhum, e que comunidade serve para ajudar os negócios dos outros, sempre de maneira diversa e inclusiva.
E como efetivamente você pode fazer parte da comunidade?
Para ser parte da comunidade é simples, você só precisa se conectar com pessoas que possam contribuir para sua jornada, e que essa seja uma troca de experiências, conhecimentos e aprendizados diversos, e nós estamos aqui para te ajudar.
Você pode ser parte disso como pessoa, ou como empresa, ou organização, de modo que gere resultados a nossa área e para você.
Por isso, entre em contato conosco, veja como participar e contribuir para a Área 64.